A filosofia na obra de José Saramago Article Sidebar pdf Publicado ago 6, 2019 Main Article Content Lucas Fernando Gonçalves Universidad de Brasilia Article Details Número Vol. 2 Núm. 6 (2018): Género, Diversidad y Prácticas de Inclusión en Contextos Latinoamericanos. (UMCE, 24 de octubre de 2018) Sección Literatura Cómo citar Gonçalves, L. (2019). A filosofia na obra de José Saramago. Comunicaciones En Humanidades, 2(6). Recuperado a partir de http://revistas2.umce.cl/index.php/Comunicaciones/article/view/1475 Formatos de citación ACM ACS APA ABNT Chicago Harvard IEEE MLA Turabian Vancouver estadisticas Descargas La descarga de datos todavía no está disponible. Resumen O presente artigo tem como objetivo apresentar os elementos constitutivos da arquitetura literária de Saramago. Através do método epistemologia do romance em diálogo com o materialismo-dialético, abordaremos cinco conceitos: o Iluminismo, de Immanuel Kant; o Contemporâneo, de Giorgio Agamben; a Teoria Crítica, que decorre de Karl Marx e da Escola de Frankfurt; o Ensaio, de Theodor Adorno e o Narrador, pensado pelo Walter Benjamin. Esta análise pretende mostrar a forma como se retomam os processos estéticos da Literatura como Ensaio nos romances de Saramago. A relevância deste estudo está na suma importância de afirmar em tese o posicionamento de teórico crítico do autor José Saramago, tendo em vista as afinidades estruturais do narrador saramaguiano com uma linguagem de índole marxista, política, ética e filosófica